Surf Campionatos XX Campionato Luso-Galaico 2018
XX Campionato Luso-Galaico 2018
Martes, 09 Outubro 2018 10:53

Xa temos o vídeo oficial do XX Campionato Luso Galaico 2018 grazas ao traballo do Surf Clube de Viana e André Cardoso.

Luso Galaico cada vez mais internacional: A XX edição do Luso Galaico (LG), que teve lugar este fim de semana na praia da Arda, em Viana do Castelo, foi a mais internacional de sempre. Marcaram presença atletas de várias cidades membro da World Surf Cities Network, como Arica, Santos, Viana do Castelo e Durban. Também a parceira Federação Galega de Surf esteve representada em força e em qualidade, tendo três dos seus atletas alcançado o primeiro lugar do pódio em Surf Open, Surf Feminino e Bodyboard Open. O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, infraestrutura cada vez mais internacional, foi a base logística do XX LG.

Este campeonato, organizado pelo Surf Clube de Viana (SCV) e homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) e pela Federación Galega de Surf (FGS), contou com a participação de 64 atletas de surf, bodyboard e longboard e registou ondas de cerca de um metro.

Tarik Hajbaoui, em Surf Open, Martina Alvarez, em Surf Feminino, Bruno Martin, em Bodyboard Open, e Eduardo Martins, em Longboard, foram os grandes vencedores desta edição do LG, um dos campeonatos regulares mais antigos da Europa.

“A sensação de vencer em Viana é muito boa, não estava nada à espera desta vitória porque o nível era muito alto”, referiu Tarik Hajbaoui.

Para Martina Alvarez, atual líder dos rankings galegos de Surf Sub 16 e Sub 14 e que se sagrou bicampeã do LG, “foi um pouco difícil ganhar. O mar estava com muitos baixos, dificultando terminar as manobras”.

Bruno Martin, atual líder do ranking galego de Bodyboard Sub 18, foi o grande vencedor desta edição vianense, que considera ter beneficiado de “uma organização incrível”. “Tudo é impressionante: as pontuações, os quadros, tudo o que está montado… Também estamos a falar da entidade organizadora do Mundial de Bodyboard em Viana do Castelo… Como as condições estavam muito complicadas, tive de me esforçar ao máximo em cada onda, o que acabou por resultar.”

Esta vitória, na segunda prova do Viana Surf City Fest, valeu a Bruno Martin também um wildcard de entrada direta para o Mundial de Bodyboard, que se inicia na próxima quarta-feira. “Foi um orgulho para mim vencer o atleta do Chile, que irei defrontar já no Mundial”, acrescentou.

Eduardo Martins, o único português a subir a um primeiro lugar do pódio, esteve envolvido na organização do LG desde o início. “Comparativamente com há 20 anos, como existem mais provas, talvez não haja tanta afluência. Mas este continua a ser um campeonato de referência sobretudo no que respeita à relação que temos com os nossos amigos galegos. Este é um campeonato que tem feito muito pelo surf ibérico, nacional e europeu. Vinte anos depois, acho que não existe outra competição nem com tanto tempo de existência nem com esta qualidade de corpo técnico, de organização e de participantes”. O que atualmente motiva este atleta do SCV é poder passar um bocadinho da sua experiência aos mais novos, esperando que, assim, “estejam garantidos mais vinte anos”.

Iain Campbell, natural de Durban e atual campeão mundial de bodyboard, foi o embaixador do XX LG. O sul-africano participou na entrega dos prémios, durante a qual também se realizou uma homenagem a todos os representantes presentes da World Surf Cities Network.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana (CAR Surf) teve um papel-chave neste aniversário, pois foi o local de eleição para estadia e treino dos atletas.

No XX LG, a Federação Galega de Surf fez do SCV seu “Socio de Honor” por forma a celebrar esta longa, contínua e frutífera parceria entre as duas instituições.

Para João Zamith, presidente do SCV, “foi uma honra para o clube receber esta distinção de um parceiro tão importante como a FGS. Para além do trabalho já desenvolvido e que confirma que a Galiza é uma extensão do nosso território, considero que as valências do CAR Surf ajudarão, futuramente, a reforçar esta parceria”.

O SCV agradece o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Xunta de Galicia, da Fundação do Desporto, da FPS, da FGS, da Capitania do Porto de Viana, da World Surf Cities Network, da Junta de Freguesia de Afife, da Quiksilver, da Roxy, da Viana Segura e da LS Boards.

Boas Ondas! Melhor Surf!

#surfclubeviana #surfingviana #ipdj #beactive #roxy #quiksilver #fpsurf #fgsurf #worldsurfcities #fundacaododesporto #camaramunicipalvianadocastelo #vianadocastelo

Texto grazas a: https://www.facebook.com/surfclubeviana/

 
0 Votes
Cartel

Atención! Este sitio emprega cookies e tecnoloxías similares.

Non mudar a configuración do teu navegador implica que aceptas o seu uso.

Acepto

Sobre Nós

Surf GZ é un xornal surfeiro que ten coma obxetivo promover e espallar a cultura da xente da praia pola Rede. Levamos traballando dende 2008 e levamos máis de 4.000 novas publicadas grazas ao traballo dos nosos colaboradores.

Colabora connosco!

Podes colaborar connosco como corresponsal ou fotógrafo enviando os teus artigos, fotos, vídeos, crónicas de campionatos e outros eventos. Estamos encantados de publicar os vosos traballos pra que cheguen a máis xente. Axúdanos!

As nosas Redes

Podes seguirnos nas Redes sociais onde estamos publicando e compartindo novas de seguido. Únete á conversa en: